maratonas aquáticas

maratonas aquáticas

REGRAS

As maratonas aquáticas são disputadas em águas abertas (rios, lagos ou oceanos) com provas de até 10 km e nessa modalidade não há braçadas específicas. Portanto, é o nadador que decide qual tipo de braçada realizará entre nado livre, borboleta ou outra de sua preferência.

Nessa modalidade, os nadadores competem juntos no mar e são guiados pelos seus treinadores para fazer o percurso da maneira correta já que as provas são longas. Os treinadores ficam em boias e ajudam os atletas fornecendo instruções e caso o treinador caia na água, o atleta é desclassificado imediatamente.

REGRAS NA COMPETIÇÃO OLÍMPICA

Na prova olímpica, o nadador precisa dar quatro voltas de 2,5 km em torno das boias que caracterizam o percurso da maratona. Para que tenham um norte, os atletas dispõem de um barco que os orientam durante o trajeto da maratona aquática. Nas boias que marcam o trajeto é onde ficam os treinadores dos nadadores, encarregados de guiar e dar bebidas aos atletas.

De acordo com a Federação Internacional de Natação (Fina), todas as maratonas aquáticas olímpicas devem, obrigatoriamente, acontecer em águas abertas com temperaturas entre 16°C e 31°C que deve ser checada no dia e durante a prova. Todos os nadadores devem usar chips nos pulsos e, se um nadador completar a prova sem um dos chips, será desclassificado.

HISTÓRIA

O capitão inglês Matthew Webb, foi o primeiro homem a cruzar nadando o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França. Com a técnica de peito, Webb, que havia falhado em uma primeira tentativa, realizada em 12 de agosto, completou a empreitada em 24 de agosto, após exaustivas 21 horas e 45 minutos de exercício num percurso de 64 quilômetros.

O feito inspirou uma série de nadadores, que passaram a percorrer a nado não só o Canal da Mancha como vários outros pontos do planeta. Aos poucos, a disputa em águas abertas se popularizou, até que, em 2005, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que a maratona aquática faria parte do programa dos Jogos Olímpicos, com uma disputa de 10 km. Assim, em Pequim-2008, a primeira disputa foi realizada.

Embora a maratona aquática seja uma disputa nova em Olimpíadas, tendo sido disputada pela primeira vez nos Jogos de Pequim, em 2008, evidências apontam que disputas de natação em águas abertas já eram disputadas há cerca de 2 mil anos.

Fonte: 

Rio 2016 (rio2016.com)

Brasil 2016 (brasil2016.gov.br)

Comitê Olímpico Brasileiro (cog.org.br)

Federação Internacilnal de Natação (fina.org)

Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (cbda.org.br)

Fotos Recentes

Vídeos Recentes


Receba novidades