Canoagem de velocidade e Slalom

Canoagem de velocidade e Slalom

CANOAGEM SLALOM

REGRAS

É um esporte onde o atleta rema através de uma corredeira entre 250 m e 400 m metros de extensão, definido por 18 a 25 balizas/portas, sem cometer penalidades, no menor tempo possível. Pelas balizas ou portas de cor verde, o atleta deve passar descendo o Rio, enquanto nas de cor vermelha, subindo.

As balizas são posicionadas de forma que obriga o atleta a passar por constantes mudanças de direção, aproveitando-se da melhor maneira possível das diferentes correntes, ondas e refluxos do trajeto.

Algumas pistas são totalmente artificiais, com leito de concreto e bombeamento de água, como em jogos olímpicos e em rios naturais. Os barcos largam um a um, com intervalo de cerca de 1 minuto entre eles. Caso um atleta toque em alguma porta, são somados 2 segundos ao seu tempo e, caso não passe pelo lado correto da baliza, soma-se 50 segundos. Nas eliminatórias cada barco faz duas descidas, sendo válida somente a melhor delas. Nas semifinais e finais, quando incluídas no programa, são descidas únicas. Há também as disputas por equipe onde 3 barcos descem a pista juntos.

CATEGORIAS OLÍMPICAS

K1 (caiaque individual) feminino e masculino: o atleta se posiciona sentado em um caiaque individual medindo 3,50 m, largura de 0,60 cm e peso mínimo de 9 kg , utilizando um remo com duas pás feitos de fibras sintéticas misturadas à fibras de bastante resistentes para enfrentar as descidas do rio. Para evitar que entre água dentro do caiaque, estes são equipados com um aparato chamado de saia de impermeável, que fica presa na cintura do atleta e presa na entrada do caiaque. O uso de capacetes e coletes salva-vidas também é obrigatório.

C1 (canoa individual) masculino: o atleta se posiciona ajoelhado em uma canoa individual medindo 3,50 m, largura de 0,65 cm e peso mínimo de 10 kg, utilizando um remo com apenas uma pá.

C2 (canoa dupla) masculino: o atleta se posiciona sentado em uma canoa para duas pessoas medindo 4,10 m, largura de 0,80 cm e peso mínimo de 15 kg.

Mulheres competem apenas na categoria K1.

CANOAGEM DE VELOCIDADE

REGRAS

É uma modalidade de alta velocidade praticada em rios ou lagos de águas calmas, com 9 raias demarcadas nas distâncias de 200 m, 500 m e 1000 m.

CATEGORIAS

K1 – caiaque para um atleta sentado e remo de duas pás. O caiaque mede 5,2 m de comprimento máximo e 12 kg de peso mínimo.

K2 – caiaque para 2 atletas sentados e remo de duas pás. O caiaque mede 6,5 m de comprimento máximo e 18 kg de peso mínimo.

K4 – caiaque para 4 atletas sentados e remos de duas pás. O caiaque mede 11 m de comprimento máximo e 30 kg de peso mínimo.

C1 - canoa para um atleta de joelhos e remo de uma pá. A canoa mede em 5,20 m de comprimento máximo e 16 kg de peso mínimo.

C2 - canoa para 2 atletas de joelhos e remo de uma pá. A canoa mede em 6,50 m de comprimento máximo e 20 kg de peso mínimo.

C4 - canoa para 4 atletas ajoelhados e remo de uma pá. A canoa mede 11 m de comprimento máximo e 50 kg de peso mínimo.

HISTÓRIA

A Canoagem Slalom, por sua vez, estreou em Munique 1972,  saiu do programa e só voltou a fazer parte dos Jogos Olímpicos Barcelona 1992. Os termos "canoa" e "caiaque" são duas palavras diferentes e que designam embarcações distintas tanto na origem quanto na forma.

Nos anos 1840 um escocês chamado John McGregor inventou um modelo inovador de canoa com design mais esportivo para atingir mais velocidade, estrutura mais leve e capacidade para uma pessoa só e nenhum espaço para guardar outras coisas. Em 1924, nasce a Federação Internacional de Canoagem e 11 anos depois, em 1936, a canoagem de velocidade virou um esporte olímpico, fazendo sua estreia em Berlim. Desde então, a canoagem de velocidade nunca mais saiu dos jogos olímpicos.

Quase um século da canoagem ter revolucionado o mundo dos esportes, surgiu uma nova modalidade para mesclar as manobras do esqui à velocidade da canoagem descendo corredeiras de água, cachoeiras e outros lugares elevando a adrenalina, nascendo portanto, a Canoagem Slalom.

Fonte:

Rio 2016 (rio2016.com)

Brasil 2016 (brasil2016.gov.br)

Confederação Brasileira de Canoagem (canoagem.org.br)

Comitê Olímpico Brasileiro (cob.org.br)

Fotos Recentes

Vídeos Recentes


Receba novidades