Ciclismo de estrada

Ciclismo de estrada

REGRAS

É um tipo de competição de velocidade disputada em estradas utilizando de bicicletas conhecidas também por Speed. Bicicletas speed são mais leves produzidas em alumínio e fibra de carbono, com peso máximo de até 7 kg, e possuem um formato aerodinâmico.

Há vários tipos de provas e em modalidades olímpicas as provas são individuais nos formatos de corrida e contra-relógio, tanto no masculino quanto feminino. Na corrida o vencedor é quem atravessar a linha de chegada primeiro, independente do tempo, percorrendo uma distância de 250 km no masculino e no feminino, percorrendo uma distância de 100 km.

Prova contra-relógio individual, ganha aquele que concluir o percurso em menos tempo, percorrendo uma distância de 46km no masculino e no feminino, uma distância de 32 km.

PROVAS/ MODALIDADES

Prova de um dia: São provas que acontecem em um único dia, possuindo apenas uma largada e uma chegada. Estas provas são disputadas apenas por equipes que percorrem distâncias que podem variar de 60 km a 280 km.

Prova contra-relógio por equipe: Semelhante à prova individual contra o relógio, onde os ciclistas de uma mesma equipe percorrem agrupados distâncias de até 100 km. Todos os ciclistas de uma equipe largam ao mesmo tempo e, caso alcancem outra equipe, não é permitido aproveitar-se do vácuo formado pela equipe alcançada.

Prova por etapas: Consiste em diversas provas disputadas consecutivamente, devendo acontecer em dois dias. O competidor que acumular o menor tempo para completar todas as etapas é considerado o vencedor geral. Provas por etapas normalmente possuem outras classificações e premiações como a classificação geral por pontos, geralmente atribuída aos velocistas e classificação geral de montanha. Uma das famosas provas é o Tour de France.

Ultra maratona: São provas que possuem uma única etapa em distâncias muito longas e duram vários dias. A mais conhecida prova desta modalidade é o Race Across America (RAAM) que percorre os EUA de costa a costa em uma única etapa e que cobre aproximadamente 3000 milhas (4.828 km) em cerca de uma semana.

HISTÓRIA

O ciclismo estrada esteve presente em todas as edições dos Jogos Olímpicos, com uma espécie de programa básico. Sempre que sofreu modificações foi para ficar mais perto do esporte-espetáculo sendo a primeira modalidade a ser disputada em cima de uma bicicleta. A competição ocorreu em 31 de maio de 1868, no Parc de Saint-Cloud, em Paris. Assim, o britânico James Moore é considerado o primeiro ciclista a vencer uma prova. No ano seguinte, Moore escreveu mais uma vez seu nome na história. Ele triunfou na primeira prova do esporte entre cidades. O britânico levou 10h25 para percorrer os 123 quilômetros entre Paris e Rouen.

Com a popularidade em alta, o ciclismo de estrada fez parte do programa da primeira edição dos Jogos Olímpicos, em Atenas-1896. A primeira prova percorreu o mesmo trajeto que a tradicional maratona dos primeiros Jogos. Os ciclistas largaram em Atenas, foram até a cidade de Marathon e retornaram à capital grega.

Embora tenha participado em Atenas-1896, o ciclismo de estrada não esteve presente nas três edições seguintes: Paris-1900, St. Louis-1904 e Londres-1908. O retorno se deu nos Jogos de Estocolmo, em 1912. Desde então, não houve mais interrupções na participação da modalidade. As mulheres, entretanto, só entraram na disputa em Los Angeles-1984, com a prova individual de estrada.

Fonte:

Rio2016 (rio2016.com)

Brasil2016 (brasil2016.gov.br)

Brazilian Confederation of Ciclicmo (cbc.esp.br)

Brazilian Olympic Committee (cob.org.br)

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