CrossFit

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REGRAS

As regras de competição da CrossFit são baseadas em alguns princípios muito simples para se validar em geral os tipos de movimentos, as posturas e as suas amplitudes obrigatórias.

CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa, independente de idade ou nível físico, gerando assim uma maior otimização de todas as capacidades físicas tais como resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

Para poder ingressar, primeiro o praticante precisa se familiarizar com o tipo de treinamento a ser usado e aprender alguns movimentos e técnicas, tendo em vista que os exercícios serão executados com diferentes níveis de carga e complexidade adaptada a diferentes condições físicas de cada um.

NOÇÕES BÁSICAS

Constantemente variados - num programa CrossFit os exercícios, pesos, repetições, e duração raramente irão se repetir. Na maioria dos boxes (como são chamadas as “academias”), é raro ver o mesmo exercício mais do que uma vez por mês.

Movimentos Funcionais - movimentos funcionais são aqueles que imitam movimentos usados em nosso cotidiano como arremessar, levantar, puxar, empurrar, etc. A maioria são movimentos multi-articulares que envolvem vários grupos musculares e tem grande resposta neuroendócrina. Exemplos incluem agachamentos, levantamentos terra, presses (desenvolvimento), dentre outros - todos os exercícios fundamentais do CrossFit.

Movimentos funcionais são mais do que recrutar cada músculo separadamente. Eles também treinam seu corpo em melhores proporções do que exercícios isolados. Por exemplo, exercícios compostos geralmente treinam o seu core (núcleo), enquanto muitos exercícios baseados em isolamento tendem a focar apenas alguns músculos como peito, bíceps.

Alta Intensidade - a maioria dos exercícios de CrossFit incorporam várias sequencias de atividades de alta intensidade seguida de um período de descanso ativo. Por exemplo, um treino irá incluir um conjunto de pull ups (exercício composto intenso) seguido por uma corrida de 400 m (descanso ativo).

Intensidade também é gerada através de uma atmosfera de competição saudável. Por exemplo, os participantes são incentivados a escrever seus resultados de treino em um placar comunitário e muitos boxes de CrossFit mantem um "Hall of Fame" dos melhores resultados. Vários estudos sugerem exercícios de alta intensidade como o melhor método para atingir o máximo desempenho.

90 minutos de treinamento de alta intensidade é tão eficaz quanto cinco horas de exercícios de resistência, de acordo com pesquisadores no LJMU e da Universidade de Birmingham. Treino de alta intensidade é mais eficiente para melhorar a entrega de insulina e glicose no músculo, a queima de gordura, e reduzir o risco de doença vascular. Treinamento intervalado de alta intensidade é o método mais eficaz para melhorar o desempenho dos remadores competitivos, de acordo com um estudo da Universidade da Tasmânia .

BENEFÍCIOS

Aumento da força, redução de medidas e percentual de gordura, melhora na flexibilidade, melhora na capacidade cardiovascular e respiratória, aumento de explosão e velocidade, aumento de resistência muscular, melhora no equilíbrio, redução de stress, definição de tônus muscular, treinamento que fortalece o corpo por inteiro, excelente treino preparatório para atletas, espírito de equipe, aumento da autoconfiança, melhora no desempenho em corridas de longa e curta distância, aumento de energia.

Para se tornar um treinador de CrossFit é preciso de fazer um curso específico, portanto fique atento à certificação do Box de CrossFit. 

HISTÓRIA

Em 1974, no sul da Califórnia, um estudante universitário de 18 anos de idade, Greg Glassman, recebe o seu primeiro treino no ginásio e, ao trabalhar com atletas de várias academias no sul da Califórnia, ele percebe que as rotinas de musculação tradicional eram ineficientes e melhorar a condição física em relação à quantidade de tempo dedicado treinamento.

Então decidiu se concentrar em um programa treinamento que enfatizasse os movimentos funcionais variados realizados em alta intensidade. Em 1995, em Santa Cruz Califórnia, o primeiro local de treinamento oficial CrossFit abre e se torna o epicentro do movimento.

Greg Glassman começou a usar a técnica para treinar a polícia na Califórnia e dois anos mais tarde, foi usado para treinar Marinha, Bombeiros e Militares dos EUS. Hoje, Greg Glassman continua a liderar o movimento - com mais de 2.700 afiliadas CrossFit Box.

Fonte:

CrossFit Brasil (crossfitbrasil.com.br)

BsB CrossFit (bsbcrossfit.com)

CrossFit Praia da Costa (crossfitpraiadacosta.com.br)

Wikipedia (wikipedia.org)

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