Golfe

Golfe

REGRAS

É um esporte no qual os jogadores usam diversos tipos de tacos para arremessar uma bola para uma série de buracos numa vasta extensão de terreno, usando o menor número possível de tacadas. Dividido em 18 buracos, o campo de golfe é percorrido por completo todos os dias do torneio, que dura quatro dias e quem totalizar o menor número de tacadas ao término dos 18 buracos é o vencedor.

Para dificultar o jogo, o trajeto até o buraco pode incluir pequenos lagos, poços de areia, árvores e locais com relva mais alta. Quando a bola durante o jogo cair em locais adversos para a jogada, por exemplo, dentro de um lago perto do campo, o jogador poderá tirá-la e colocá-la o mais próximo do local onde a bola caiu. Por isso, receberá a penalidade de uma tacada extra. Caso o obstáculo seja uma banca de areia, não há nenhuma penalidade, o jogador tem de jogar dentro desse obstáculo.

A base do sistema de pontuação do esporte, o par é o número estimado de tacadas para que um golfista de elite acerte a bola em determinado buraco. O par é estimado de acordo com a distância entre os locais de saída (tee) e chegada (green) do buraco: Par 3 – de 120 m a 230 m, Par 4 – de 231 m a 400 m e Par 5 – pode passar dos 500 m.

O placar do golfista é o número de tacadas que ele deu para concluir o circuito, acima ou abaixo do par do campo (soma dos pares de todos os 18 buracos). Vence quem conseguir completar o circuito com o menor número de tacadas.

TIPOS DE TACOS:

Madeira/Wood – usado para tacadas nas partes intermediárias do campo, o fairway. Apesar do nome não são feitos de madeira.

Driver – tacos de longas distâncias, geralmente mais compridos utilizados para dar a primeira tacada de cada buraco.

Ferro/Iron – também usado para longas distâncias, porém com uma potência menor, mas tem um maior poder de controle sobre a bola. Geralmente usados por iniciantes do esporte.

Wedges – tem a face bem aberta e são usados para retirar as bolas de terrenos como os bunkers (bancos de areia), gramados mais altos e outros obstáculos do campo. A tendência da tacada, é que a bola vá para o alto e não mude muito de direção depois de serem retiradas dos bunkers.

Putter – usado para rolar a bola nas áreas de grama baixa e bem próxima aos buracos. Tacos mais curtos e de extrema precisão.

NOMENCLATURA:

Par - O par é o número de tacadas necessárias para colocar a bola no buraco.

Triple bogey - 3 tacadas acima do par

Double bogey - 2 tacadas acima do par

Bogey -1 tacada acima do par

Birdie - 1 abaixo do par

Eagle - 2 abaixo do par

Albatroz (ou double eagle) - 3 abaixo do par

Chip - São tacadas fracas e curtas, geralmente “cavadas”, realizadas quando a bola está próxima ao buraco.

Drive - A tacada mais forte do golfe, geralmente a primeira de cada buraco.

Tee - Nome do pequeno suporte de plástico no qual a bola é posicionada para a primeira tacada de cada buraco. Também dá nome à área de onde saem as tacadas iniciais.

Green - Buraco que está em jogo, ou seja, em que a bola deverá ser colocada.

Fairway - Corredor do campo de golfe entre o Tee e o Green.

Handicap - É a maneira utilizada para que jogadores de diferentes níveis de habilidade possam jogar uma partida entre si.

Caddie - Nome que recebe o carregador da bolsa com os tacos do golfista. O conhecimento do campo de golfe e a observação constante dos jogadores permitiu que muitos deles se tornassem golfistas ou professores de golfe.

Bandeira (flagstick) - A bandeira é uma haste rectilínea, móvel, com ou sem um pano de bandeira ou outro material pendurado, centrada no buraco para mostrar a sua posição. A sua secção transversal deve ser circular.

Juiz árbitro (referee) - Juiz árbitro é uma pessoa nomeada pela Comissão Técnica para acompanhar os jogadores a fim de decidir sobre questões de fato e aplicar as Regras. Ele deve atuar sempre que notar ou lhe for comunicada qualquer infração às Regras.

HISTÓRIA

Uma das novidades nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, o golfe volta a ser um esporte olímpico depois de mais de um século de ausência. As primeiras e únicas participações da modalidade nos Jogos ocorreram em Paris-1900 e St. Louis-1904. A notícia de que o golfe voltaria ao programa olímpico foi confirmada em outubro de 2009 pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

A origem do golfe moderno data do século 15, na Escócia. Mas o esporte não foi bem aceito no início. Junto com o futebol, a modalidade chegou a ser banida, sob a acusação de atrapalhar a prática do arco e flecha, que não era apenas um esporte, mas importante também para a defesa dos escoceses à época.

As primeiras regras foram criadas somente na metade do século 18. No século seguinte, surgem os primeiros Opens de golfe e a primeira associação feminina do esporte, no Reino Unido. Mais tarde, em 1894, é criada a Associação Norte-Americana de Golfe (USGA, em inglês). No ano seguinte, é disputado o US Open pela primeira vez.

Já nas Olimpíadas, em Paris-1900, o golfe teve os norte-americanos Charles Sands e Margaret Abbott como primeiros campeões olímpicos da modalidade. No Rio de Janeiro, a expectativa é de que 120 golfistas disputem as medalhas, sendo 60 no masculino e 60 no feminino.

Fonte:

Rio 2016 (rio2016.com)

Brasil 2016 (brasil2016.gov.br)

Comitê Olímpico Brasileiro (cob.org.br)

Confederação Brasileira de Golfe (cbg.com.br)

Fotos Recentes

Vídeos Recentes


Receba novidades