Hóquei in line/ no patins

Hóquei in line/ no patins

REGRAS

O Hóquei/ hockey in line, é jogado em uma quadra cercada, sem gelo, de modo que o disco não tenha como sair do local da partida. O disco, chamado de puck é conduzido por bastões/tacos, denominados sticks. Os jogadores tem por objetivo colocar o puck dentro do gol.

As regras variam de país para país. A equipe é composta de no mínimo 5 jogadores, incluindo o goleiro, máximo de 16 jogadores e até dois goleiros serão permitidos na lista de jogadores da equipe. As dimensões da quadra são de 58 m de comprimento e 30 m de largura. O tamanho mínimo para uma quadra será 40 m de comprimento e 20 m de largura. Nos Campeonatos da IIHF (Federação Internacional de Hóquei no Gelo) as dimensões da superfície serão 58-61 m de comprimento e 27-30 m de largura.

A área de gol é marcada por um semicírculo de 180 cm de raio e 5 cm de largura usando o centro da linha do gol como o ponto central.

Equipamentos dos jogadores: capacete com grade ou viseira, calças de hóquei almofadadas, fraldão (cobre parte do abdômen, bacia, quadril e coxas), caneleiras, cotoveleiras, luvas, protetor bucal, patins para hóquei e taco feito de madeira ou fibra.

Equipamentos dos goleiros: capacete com grade ou viseira, catcher (pegador, em formato de concha usado para pegar o disco), fraldão, perneira (envolve pernas e joelhos que serve para proteção além bloquear a entrada no disco no gol), peitoral (protege troco e ombros), clocker (luva própria para a mão que segura o taco e serve como escudo), patins próprio para goleiro com rodas de diâmetro menor e taco.

Quando o capacete de um jogador cair enquanto o jogo está sendo realizado, este não poderá continuar a partida. Apenas com o equipamento recolocado devidamente, fora da arena, o jogador poderá retornar à partida.

Os discos são feitos de plástico ou de outro material aprovado pela IIHF (Federação Internacional de Hóquei no Gelo) de aproximadamente de 2.54 cm de largura, 7.62 cm no diâmetro e pesará entre 105 e 185 gramas. Também pode ser jogados com bolas “sem elasticidade” medindo entre 6.35 e 7 cm no diâmetro e peso entre 50 e 85 gramas.

HISTÓRIA 

O hóquei em patins teve a sua criação na Inglaterra e começou a ser praticada em 1877. Mas de uma forma competitiva e organizada, só em 1905. Em 1949 passou a chamar-se Roller Hockhey. A Inglaterra venceu o primeiro campeonato da Europa (1926) e do mundo (1936). Foi a partir da segunda guerra mundial que Portugal e Espanha passaram a dominar o hóquei e em 1947 Portugal venceu os terceiros campeonatos da Europa, realizados em Lisboa. A partir daí a população portuguesa ficou definitivamente conquistada esporte e passou ser unanimemente considerado modalidade nacional.

O país com o maior número títulos mundiais é Portugal, seguido pela Espanha. Em Portugal existem atualmente cerca de 150 clubes, com a modalidade de hóquei em patins. No Brasil o hóquei tradicional chegou em 1952, por influência dos emigrantes portugueses que viviam no Brasil. A primeira presença do Brasil em Campeonatos do Mundo foi em 1953, em Genebra, em que o Brasil se classificou na 10ª posição (total 13 países). Apesar das dificuldades, o Brasil é a 5ª Melhor seleção masculina e a 2ª Melhor seleção feminina do mundo.

Fonte:

Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (cbhp.com.br)

Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (cbdg.org.br)

Federação Mineira de Hóquei (fmhoquei.com.br)

Fotos Recentes

Vídeos Recentes


Receba novidades