Hóquei sobre grama/ campo

Hóquei sobre grama/ campo

EGRAS

Também conhecido como hóquei em campo, é um esporte praticado em um campo de grama ou de material sintético de 91 m de comprimento por 55 m de largura, com dois tempos de 35 minutos, disputador por 2 equipes de 11 jogadores, com partidas de 2 tempos de 35 minutos cada. Em caso de empate de partidas em eliminatórias, as equipes disputam uma prorrogação com dois tempos de 7 minutos e meio e o primeiro time a marcar um gol vence. São 2 árbitros por partida e cada um fica de um lado do campo.

Os jogadores devem utilizar os tacos não sendo permitido levantá-los acima da linha do ombro e não podem utilizar o pé para bater na bola.

Os tacos são feitos de fibra de carbono, fibra de vidro e kevlar pesando entre 350 g e 700 g e não pode ultrapassar 5 cm de diâmetro. A bola é feita de plástico e cortiça pesando cerca de 160 g e diâmetro de 3 cm.

Apenas o goleiro pode utilizar pés, mãos e o resto do corpo defender a bola. As traves do gol medem 3,66 m de largura por 2,10 m de altura e em volta delas está demarcada a área do goleiro, um semicírculo a 14,63 m de distância máxima da linha de fundo. O gol só é válido se marcado de dentro dessa área, chamada striking circle. Em caso de falta dentro da área, é marcado um pênalti a 6,4 m de distância do gol.

No masculino as equipes são divididas em 2 grupos de 6 times. No feminino, são 2 grupos de 5 times.  As equipes jogam entre si dentro do grupo e os 2 melhores de cada grupo avançam para a semifinal.

HISTÓRIA 

O hóquei sobre grama é um dos esportes de competição mais antigos da história da humanidade. Não se sabe ao certo quando ele começou a ser praticado, mas temos vestígios há 4000 anos, em tumbas faraônicas no Vale do Nilo, no Egito, de figuras de homens praticando este esporte.

O esporte, como é praticado nos dias de hoje, foi desenvolvido na Inglaterra em meados do século XIX passando a ser matéria obrigatória nos colégios ingleses. Já com muitos adeptos nas universidades, em 1852 as primeiras regras foram oficializadas no Reino Unido. Logo surgiu o primeiro clube, em 1851, e cinco anos depois, a Associação Inglesa de Hóquei.

O hóquei sobre a grama estreou nos Jogos Olímpicos em Londres-1908, como um esporte de exibição disputado apenas por homens. Apenas em Amsterdã-1928 foi que a modalidade voltou ao quadro olímpico e a presença feminina nas competições passou a ocorrer a partir dos Jogos de 1980, em Moscou. Nos EUA e Argentina, por exemplo, o número de mulheres praticantes do hóquei supera ao número de homens praticantes.

No Brasil, somente na década de 80 os primeiros atletas federados começaram a ingressar em campeonatos no exterior. Na década seguinte, o Brasil passou a participar regularmente de torneios continentais como o Caribbean International Hockey Tournament (VEN), o Torneio de La Plata (ARG) e o Torneo Internacional Mercosur (URU). Porém, a estreia da primeira seleção brasileira de hóquei sobre a grama (masculina) aconteceu em Santiago, no Chile, em 1998, quando ocorreu o 5º Campeonato Sul-Americano.

Já em 2011 foi realizada a primeira edição do Pan American Challenge, no Rio de Janeiro, e, em 2012, o Rio de Janeiro sediou a 2a Rodada da Liga Mundial de Hóquei (Hockey World League). Com a participação da seleção masculina nos Jogos Pan-Americanos de 2015 em Toronto, Canadá, o time conseguiu a 4ª colocação e se classificou para as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

Fonte:

Rio 2016 (rio2016.com)

Brasil 2016 (brasil2016.gov.br)

Comitê Olímpico Brasileiro (cob.org.br)

Confederação Brasileira de Hóquei sobre Grama e Indoor (hoqueisobregrama.com.br)

Fotos Recentes

Vídeos Recentes


Receba novidades