Levantamento de peso/ Weightlifting

Levantamento de peso/ Weightlifting

REGRAS

O Levantamento de peso olímpico, também conhecido como halterofilismo, é um esporte cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível. O peso fica distribuído em discos colocados nas duas extremidades de uma barra onde o atleta deve fazer o levantamento de peso em dois momentos: arranque e arremesso. 

A prova é disputada em um tablado de 4 m x 4 m e cada atleta tem até 3 tentativas para levantar a maior carga de peso possível. O aumento de carga após uma tentativa de sucesso deve ser de no mínimo 2 kg entre a primeira e a segunda tentativa e aumento de carga de 1 kg entre a segunda e a terceira tentativa.

Na competição masculina, a barra pesa 20 kg, possui 2,2 metros de comprimento e 28,8 mm de diâmetro.

Na competição feminina, a barra pesa 15 Kg, possui 2,1 metros de comprimento e 25 mm de diâmetro.

PROVAS

ARRANQUE – o atleta deve levantar a barra diretamente do chão até acima da cabeça em um único movimento, sem apoiá-la no corpo, erguendo a barra até a extensão completa de ambos os braços. Para realizar o movimento, o levantador se agacha ou dobra as pernas e, a seguir, reergue-se e alinha-se.

Após o levantamento, o halterofilista deve se estabilizar durante dois segundos e esperar o sinal de "abaixar" dos árbitros. Os árbitros dão o sinal de abaixar a barra assim que levantador ficar imóvel em todas as partes do corpo.

ARREMESSO – o movimento é realizado em duas etapas: primeiro o atleta ergue a barra do chão até a altura dos ombros, e em seguida a levanta acima dos ombros até a completa extensão de ambos os braços. Para realizar o movimento, o levantador se agacha ou dobra as pernas e, a seguir, reergue-se e alinha-se.

Na segunda parte, usando a força conjunta de braços e pernas, a barra é levantada acima da cabeça, enquanto que faz um movimento em forma de tesoura com as pernas; a seguir deve realinhar as pernas, com braços estendidos, estabilizar-se, durante dois segundos, e esperar o sinal de "abaixar" dos árbitros. Os árbitros dão o sinal de abaixar a barra assim que levantador ficar imóvel em todas as partes do corpo.

Press-out - Movimento ilegal em que o competidor dobra os braços antes de estendê-los com a barra acima da cabeça.

O atleta tem até 3 tentativas para realizar cada ação e o resultado final da prova é a soma da tentativa mais bem sucedida do arranque e do arremesso. Quem levantar mais peso vence e, caso haja empate, o atleta mais leve vence. Se a igualdade persistir, vence aquele que levantou peso primeiro.

Os pesos/discos são separados por cores:

Vermelho: 25 kg e 2,5 kg

Azul: 20 kg e 2 kg

Amarelo: 15 kg e 1,5 kg

Verde: 10 kg e 1 kg

Branco: 5 kg e 0,5 kg

Para prender os discos são usados colares em ambos os lados da barra e que pesam 2,5 kg cada.

A pesagem dos atletas é realizada duas horas antes da competição para garantir que todos os atletas estejam dentro da divisão de peso corporal referente à prova na qual se inscreveram. Em competições Olímpicas as categorias são:

CATEGORIA POR PESO CORPORAL
 

CATEGORIA MASCULINO FEMININO
Mosca - Até 48 kg
Galo Até 56 kg 48 – 53 kg
Pena 56 – 62 kg 53 – 58 kg
Leve 62 – 69 kg 58 – 63 kg
Médio 69 – 77 kg 63 – 69 kg
Meio-médio 77 – 85 kg -
Meio-pesado 85 – 94 kg -
Pesado 94 – 105 kg 69 – 75 kg
Super-pesado Acima de 105 kg Acima de 75 kg
 

HISTÓRIA 

O levantamento de peso surgiu lá atrás como uma maneira simples de determinar quem era o mais forte. Mas a modalidade que se tornaria olímpica também tinha outros propósitos. Em 1.100 a.C., por exemplo, os chineses utilizavam o levantamento de peso como maneira de selecionar novos soldados para o Exército. Levantar diversos pesos era um pré-requisito para ser aceito.

Embora não tenha entrado como esporte nos Jogos da Grécia Antiga, o levantamento de peso já era praticado à época, principalmente como forma de preparação para outras modalidades. A primeira escola de levantamento de peso, no entanto, só surgiu no século 19, na Áustria. Antes disso, a prática se tornara popular como apresentação de circo na Europa e nos Estados Unidos.

Em 1887, há registros de concursos de levantamento de peso disputados na Áustria. Começaram a surgir federações — as primeiras na França e na Rússia —, e o esporte foi tomando forma. Em 1891, por exemplo, foi disputado o primeiro Campeonato Mundial de levantamento de peso, com a participação de sete atletas de seis países diferentes.

O levantamento de peso entrou no programa olímpico desde o início da era moderna. Em Atenas-1896, a disputa ainda não era dividida entre categorias de peso. Isso ocorreu pela primeira vez nos Jogos da Antuérpia-1920. As mulheres só começaram a competir nas Olimpíadas de Sydney-2000.

Fonte:

Rio 2016 (rio2016.com)

Brasil 2016 (brasil2016.gov)

Comitê Olímpico Brasileiro (cob.org,br)

Federação Internacional de Powerlifting (powerlifting-ipf.com)

Fotos Recentes

Vídeos Recentes


Receba novidades