MMA

MMA

REGRAS

MMA - Mixed martial arts, Artes Marciais Mistas, são artes marciais de combate desarmado que incluem tanto golpes de combate em pé quanto técnicas de luta no chão.

Em campeonatos de MMA,o combate deve durar 5 rounds e cada round não pode ter mais que 5 minutos de duração, com um período de descanso de 1 minuto entre cada round. Fora de campeonatos, são até 3 rounds de 5 minutos.

O árbitro e o médico presente no ringue são os únicos indivíduos que podem interromper uma luta, e são os únicos autorizados a entrar na área de combate em qualquer momento durante a competição, a não ser durante os períodos de descanso e momentos subsequentes ao término do combate.

Os juízes devem avaliar as técnicas dos competidores, como trocações efetivas (número total de golpes lançados por um competidor e a contundência deles), agarramentos efetivos (quantidade de quedas e reversões com sucesso executadas por um competidor, por exemplo, queda da posição em pé para a montada ou guardas ativas para os lutadores que atuam na guarda), controle da área de luta (julgamento de quem está controlando ritmo e posição da luta, por exemplo, com tentativas de quedas para forçar a luta no chão, passagem de guarda para conseguir posição de montada, impedir uma tentativa de queda permanecendo em pé e usando trocação legal, e avaliação da criação de oportunidades para golpear o adversário), agressividade efetiva (lutar se movendo em direção ao oponente e disparando golpes legais) e defesa (evitar a queda, ser atingido por trocação ou raspado).

PONTUAÇÃO

Os seguintes critérios objetivos para pontuação serão utilizados pelos juízes quando marcarem um placar.

1 - um round terá um score (pontuação) de 10-10 round quando ambos os lutadores parecerem estar lutando em pé de igualdade, e nenhum dos dois lutadores demonstrar domínio sobre o round. 

2 - um round terá um score de 10-9 round quando um lutador ganhar por uma margem pequena, aplicando um número maior de golpes legais efetivos,  agarramento e outras manobras;

3 - um round terá um score de 10-8 round quando um lutador dominar por golpe ou agarramento em um round.

3 - um round terá um score de 10-7 round quando um lutador dominar totalmente por golpe ou agarramento em um round.

FALTAS

São consideradas faltas no MMA:

Dar cabeçada, qualquer tipo de golpe que coloque o dedo no olho, morder, cuspir no adversário;

Puxar os cabelos, agarrar pela boca, qualquer tipo de ataque à região genital, golpear com o cotovelo de cima para baixo;

Golpear a espinha ou parte de trás da cabeça, golpear os rins com os calcanhares, qualquer golpe na garganta;

Agarrar, beliscar, torcer a pele, agarrar a clavícula, chutar a cabeça de um adversário caído, segurar a grade do ringue;

Aplicar joelhadas na cabeça de um adversário caído, Pisar em um adversário caído, segurar os shorts ou as luvas do adversário;

Usar linguagem abusiva no ringue ou área de luta, atacar um oponente no intervalo;

Atacar um oponente quando este está sob cuidados do árbitro;

Atacar um oponente depois de o gongo ter tocado no final do round, evitar contato com o oponente;

Deixar cair o protetor bucal intencionalmente e consistentemente, ou simular contusão;

Arremessar um oponente para fora da área de luta e desrespeitar as instruções dadas pelo árbitro.

RESULTADO DE LUTA

Desqualificação

Finalização/ Submissão): 

      Por Desistência - quando um lutador bate a mão por 3 vezes para indicar que não deseja mais continuar;

      Por Desistência verbal - quando um lutador anuncia verbalmente que não deseja mais continuar;

Nocaute: Por interrupção da luta pelo árbitro, quando uma contusão causada por manobra legal for severa demais, suficiente para interromper a luta e quando um lutador ficar desacordado devido a golpes ou chutes.

Decisão:

   Unânime - quando os três juízes apontam o mesmo vencedor ao final dos rounds regulamentares;

   Dividida - quando dois juízes apontam um lutador como vencedor e o terceiro juiz aponta o outro lutador como vencedor;

   Majoritária - quando dois juízes apontam um lutador como vencedor e o terceiro juiz aponta empate;

Empate:

Unânime - quando os três juízes indicam empate ao final dos rounds regulamentares;

Majoritário - quando dois juízes indicam empate e o terceiro aponta um vencedor;

Dividido - quando todos os juízes indicam resultados diferentes que somam empate;

Técnico - quando os dois lutadores se machucam e não conseguem prosseguir no combate (casos de nocaute duplo)

EQUIPAMENTOS

Em todas as categorias de peso, as bandagens em cada uma das mãos dos lutadores devem ser restritas a gazes leves, que não ultrapassem 15 jardas (13.7 metros de comprimento) por 2 polegadas (5 cm de largura), afixadas por não mais que 10 pés (3 metros)  de esparadrapo cirúrgico, com 1 polegada (2,5 cm) de largura, em cada mão.

Sob nenhuma circunstância, as luvas podem ser colocadas antes da aprovação da Comissão, sendo que todos os competidores devem usar luvas que pesem entre 4 e 6 onças (113 a 170 gramas). As luvas devem ser fornecidas pelo promotor e nenhum competidor deve levar suas próprias luvas para a competição.

Todos os competidores devem usar protetor bucal durante as lutas, que será inspecionado e aprovado pelo médico presente ao evento. E, se durante a luta, o protetor cair involuntariamente durante a competição, o árbitro deve pedir tempo, limpá-lo e reinseri-lo na boca do competidor que a perdeu, no primeiro momento oportuno, sem interferir na ação imediata. Além do protetor de boca, os lutadores devem usar protetor genital (coquilha), já as mulheres são proibidas de usarem protetor genital, entretanto, devem usar protetor de seios durante a competição. Todos os protetores são inspecionados pela comissão.

Cada competidor deverá usar shorts para artes marciais mistas (board shorts), shorts vale tudo (biking shorts), shorts para kickboxing, ou algum outro shorts aprovado pela Comissão. Camisetas são proibidas durante a competição, exceto para as lutadoras, que devem usar camisetas aprovadas pela Comissão.

Para cada luta, os promotores devem providenciar um balde de água limpa, uma garrafa para água, e quaisquer outras provisões solicitadas pela Comissão, em cada corner. Será disponibilizado banco para cada um dos lutadores e cada cornermen de cada lutador.  Estes bancos ou cadeiras devem estar localizados perto do corner de cada lutador para uso fora da área de luta. 

Corners/ Cornermen existem para motivar e fornecer instrução entre as rodadas para o lutador. Eles geralmente fazem parte de grupo que treinou o mesmo. Apenas duas pessoas têm permissão para entrar na gaiola para cada canto, então se um cutman é exigido, apenas um dos Corners pode entrar entre os rounds. Os Cornermen também massageiam os músculos, aplicam gelo e fornecem água se necessário. Cutman que é o profissional responsável por prevenir e tratar danos físicos a um lutador durante os intervalos entre os rounds.

CATEGORIAS

 
CATEGORIA PESO
MOSCA Até 56,7 kg
GALO 56,7 a 61,2 kg
PENA 61,2 a 65,7 kg
LEVE 65,7 a 70,3 kg
MEIO MÉDIO 70,3 a 77,1 kg
MÉDIO 77,1 a 83,9 kg
MEIO PESADO 83,9 a 92,9 kg
PESADO 92,9 a 120,2 kg
SUPER PESADO Acima de 120,2 kg
 

Em lutas durante os campeonatos, os participantes não devem pesar mais do que o peso permitido na sua divisão.

Se um atleta pesar 119.7 kg, mas seu adversário pesar 121.1 kg, a Comissão pode permitir a competição, se for determinado que a disputa ainda pode ser justa,  segura e competitiva, apesar da divergência nas classes de pesos dos dois competidores.

HISTÓRIA

O MMA tem o mesmo significado do conhecido termo Vale-Tudo, no entanto as características das modalidades divergem no quesito "contato pleno" (full contact). Para compreensão da origem deste tipo de esporte, citamos o estilo Pankration, nascido nos Jogos Olímpicos em 648 d.C., que foi um estilo de luta sem o uso de qualquer arma. Outra influência das artes marciais, é oriunda do vale-tudo (Brasil) e do Shootwrestling (Japão). O vale-tudo foi fundado pelo brasileiro Carlos Gracie, conhecido por ser um grande lutador de jiu-jitsu e lançar o "Desafio do Gracie".

Devido ao perigoso estilo de luta vale-tudo utilizado nos primeiros UFCs (Ultimate Fighting Championship), elas foram se tornando mais seguras com a aplicação de regras adicionais, levando à forma regulada popular de MMA visto hoje. Originalmente promovido como uma competição com a intenção de encontrar as mais eficazes artes marciais para situações reais de combate desarmado, os concorrentes eram colocados um contra o outro com regras mínimas. Mais tarde, os combatentes empregaram múltiplas artes marciais em seu estilo enquanto os promotores adotaram regras adicionais que visavam aumentar a segurança dos competidores e promover a aceitação generalizada do esporte.

A organização do UFC trouxe o MMA para os Estados Unidos. O objetivo era o de encontrar "o campeão supremo em luta" (Ultimate Fighting Champion), e o conceito era o de ter um torneio com os melhores atletas de diversas disciplinas das artes marciais, incluindo caratê, jiu-jítsu, boxe, kickboxing, wrestling, sumô e outros esportes de combate. O vencedor do torneio seria coroado como campeão.

Dana White e os irmãos Fertitta, Frank Fertitta e Lorenzo Fertitta, ressuscitaram as artes marciais mistas e criaram uma oportunidade para que se tornassem um sucesso internacional. Desde que compraram o UFC há uma década, os irmãos Fertitta e White o transformaram na organização esportiva que cresce com mais rapidez no mundo. Produzindo mais de 30 eventos ao vivo por ano mundialmente, o UFC se orgulha de ter o reality show de esportes mais bem sucedido e de mais longa permanência da história, o The Ultimate Fighter®. E tem mais, o trio levou o já consagrado Octagon® da UFC para cidades através do mundo, de Los Angeles a Londres, de Toronto a Abu Dhabi.

Hoje em dia, o UFC progride em um ritmo jamais visto no mundo dos esportes profissionais. A programação do UFC está disponível para mais de 354 milhões de casas em mais de 145 países, e em 19 idiomas. O UFC também se distingue como o maior provedor mundial de eventos ao vivo em Pay-Per-View.

Fonte:

UFC (ufc.com.br)

MMA Brasil (mmabrasil.com.br)

Comissão Atlética Brasileira de MMA (cabmma.org.br)

Fotos Recentes

Vídeos Recentes


Receba novidades