Mountain bike

Mountain bike

REGRAS

É uma modalidade de ciclismo na qual o atleta deve fazer vários percursos com obstáculos e irregularidades praticada em estradas de terra, trilhas em montanhas, parques, fazendas e cidades.  Envolve resistência, destreza e autossuficiência já que é comum a prática do esporte em locais isolados, é importante para que o ciclista consiga realizar pequenos reparos em sua bicicleta.

Em competições olímpicas, por exemplo, a prova tem um tempo máximo de duração que varia entre 1h 30 min e 1h 45 min, sendo o número de voltas pré-estabelecido de voltas calculado pelo tempo por volta da categoria masculina e feminina, em uma pista entre 4 km e 5 km. O percurso não pode ter mais que 15% de superfície plana, consistindo de subidas e descidas em terrenos irregulares.

As bicicletas pesam entre 8 kg e 9 kg,  têm pneus mais grossos para absorver impactos de forma mais eficiente e possuem mais aderência na lama. Usam suspensões dianteiras e traseiras para reduzir os impactos e permite maior controle da bicicleta. Possuem quadros reforçados e mais resistentes, o guidão é necessariamente mais alto permitindo uma posição menos inclinada e mais confortável, as relações de marchas são maiores e mais leves e variam de 21 até 30 marchas.

HISTÓRIA

O ciclismo off-road nasceu na Califórnia, nos Estados Unidos, no meio da década de 1950, em brincadeiras de alguns ciclistas, que procuravam desafios diferentes das competições de estrada tradicionais, e de surfistas que viam na atividade um passatempo para dias sem ondas. Um dos grandes nomes desta época foi James Finley Scott, provavelmente a primeira pessoa a modificar uma bicicleta exclusivamente para andar na terra. Ele utilizou peças que até hoje caracterizam uma bicicleta especializada.

O mountain bike nasceu como esporte nos anos de 1970, a partir da criação de novas peças e da realização da primeira competição oficial com o novo modelo de bicicleta, na Califórnia. A popularidade do esporte nos Estados Unidos e na Austrália incentivou a realização do primeiro campeonato norte-americano, em 1983, e do campeonato mundial, em 1990. O esporte ganhou o status de modalidade olímpica nos Jogos de Atlanta 1996.

Fonte:

Rio 2016 (rio2016.com)

Brasil 2016 (brasil2016.gov.br)

Comitê Olímpico Brasileiro (cob.gov.br)

Infoescola (infoescola.com)

Fotos Recentes

Vídeos Recentes


Receba novidades