Muay Thai

Muay Thai

REGRAS

Muay Thai, Muaythai ou boxe tailandês é uma arte marcial originária da China, mas que foi aprimorada na Tailândia onde é considerado o esporte nacional. É esporte que exige disciplina física e mental que inclui golpes de combate em pé pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, cujo objetivo é o nocaute.

O Nocaute ocorre quando um dos lutadores aplica um golpe que derruba o seu adversário no chão, incapacitando-o de terminar o combate.

Nocaute técnico acontece caso o lutador esteja visivelmente atordoado pelos golpes do adversário, mas ainda permaneça de pé. Nesse caso, o árbitro pode interrompe a luta o que configura um nocaute técnico.

PONTUAÇÃO 

5  pontos para o vencedor do round.

4½  pontos para o perdedor do round com uma diferença mínima (sem quedas).

4  pontos para o perdedor do round com uma diferença mais notória (sem quedas).

3½  pontos para p perdedor do round com diferença de 01 (Uma) queda.

3  pontos para o perdedor do round com uma diferença de mais de 01 (Uma queda).

Após três quedas no mesmo round é decretada a derrota por nocaute técnico.

Os juízes devem levar em consideração para as pontuações dos rounds a agressividade, a briga pelo nocaute, mostra da técnica do Muay Thai e combinação de ataques.

Muaythai Amador: o número de rounds será de 04 (quatro), com duração de 2 minutos de combate, com recuperação de 1 minuto.

Muaythai Profissional: o número de rounds será de 05 (cinco), com duração de 3 minutos de combate, com recuperação de 1 minuto.

TÉCNICAS

As técnicas básicas do Muaythai são os socos, chutes, joelhadas e cotoveladas e são usadas também técnicas de clinch e arremesso.

Golpes básicos:

Socos, chutes, joelhadas, cotoveladas, defesas e clinch.

Técnicas de chutes:

Chute alto - Chutes circulares e chutes frontais são os dois chutes mais comuns no Muay Thai. O chute circular do Muay Thai usa um movimento rotatório do corpo inteiro e é assimilado por diversas outras artes marciais como, por exemplo, o Kickboxing. Os lutadores de Muay Thai são treinados para bater sempre com a tíbia/canela que é a parte mais forte da perna do lutador, pois o pé contém muitos ossos finos e é muito mais propenso a lesões se usado somente como área de impacto. Os lutadores de Muay Thai condicionam cuidadosamente suas canelas em treinos no saco pesado e em sparring que é uma forma de treino mais eficaz de aplicar as técnicas aprendidas na teoria e evitar lesões. No jiu-jitsu, o sparring é substituído por um rolamento, saco ou boneco.

Round kick: também conhecido como chute circular, pode ser aplicado na cabeça, coxa ou canela do adversário;

front kick: o chute frontal, com também é conhecido, tem como função principal parar um ataque e preparar o lutador para um segundo golpe;

spin back kick: o lutador dá um giro e acerta o adversário com o calcanhar.

Joelhadas - O joelho é uma das armas mais letais deste estilo de luta tendo uma maior eficácia quando é usada a curta distância, contudo, é comum os atletas utilizar joelhadas a média e longa distância através de deslocamentos rápidos e/ou saltos como forma de alcance no adversário. O clinch também é muito usado e é um golpe bastante feroz.

Clinch é quando o lutador abraça ou puxa o adversário pela cabeça para desferir joelhadas tanto no tórax quanto na cabeça. É uma forma de ataque e defesa. 

Além disso são usadas joelhadas frontais, laterais, voadoras, giratórias.

Técnicas de braços:

Cotovelo - Nenhuma outra técnica do Muay Thai se compara ao cotovelo devido à sua grande capacidade de contusão e pode ser usado em curtas distâncias, possuindo também larga flexibilidade de angulação sendo utilizado em diversas direções. O cotovelo pode ser usado em sete maneiras: horizontal, diagonal para cima, diagonal para baixo, de baixo para cima, de cima para baixo, rotativo e no ar.

Pontos de ataque:

Podem ser desferidos ataques na cabeça somente na parte frontal e lateral, ou seja, é estritamente proibido golpear na nuca. Golpes no tronco, nas áreas frontais e laterais são válidas, enquanto que a grande área das costas é, portanto uma zona interdita a qualquer golpe.[56] Já as pernas, todas as superfícies das mesmas podem ser um alvo para o atacante

Técnicas defensivas: 

A defesa é uma coisa muito importante no Muay Thai e são usados os ombros, os braços e a tíbia (canela) como uma proteção para obstruir as técnicas do adversário. Os chutes circulares baixos e circulares médios ao corpo são obstruídos normalmente com a canela. Os golpes na parte superior do corpo são obstruídos geralmente com o antebraço, já os chutes circulares médios podem também ser segurados, travando o oponente, e assim permitindo um ataque para derrubá-lo.

No Muay-Thai é obrigatório o uso de atadura nas mãos, coquilha, protetor de boca e luva.

CATEGORIAS (PADRÃO INTERNACIONAL)

 
CATEGORIA PESO
Mosca ligeiro 45 a 48 kg
Mosca 48 a 51 kg
Galo 51 a 54 kg
Pena 54 a 57 kg
Leve 57 a 60 kg
Super leve 60 a 63,5 kg
Meio Médio Ligeiro 63,5 a 67 kg
Meio Ligeiro 67 a 71 kg
Médio 71 a 75 kg
Meio Pesado 75 a 81 kg
Cruzador 81 a 86 kg
Pesado 86 a 91 kg
Super Pesado Acima de 91 kg
 
GRADUAÇÃO


 

HISTÓRIA

O Muaythai é Arte Marcial Tailandesa com mais de 2.000 anos de idade. Segundo os Tailandeses, a origem de seu povo é a província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé na China Central. Muitas gerações atrás eles migraram da China para o local onde atualmente é a Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura.

Do seu local de origem, a China, até o seu destino, os Tailandeses foram constantemente hostilizados e sofreram muitos ataques de bandidos, de Senhores da Guerra, de animais, e também foram acometidos de muitas doenças. Para protegerem-se e manterem a saúde, eles criaram um método de luta chamado "Chupasart". Este método de luta e autodefesa fazia uso de diversas armas como por exemplo: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, etc.

No treinamento do "Chupasart", frequentemente ocorriam acidentes que causavam algumas vezes graves ferimentos aos praticantes. Para que eles pudessem treinar sem ferir-se, os tailandeses criaram um método de luta sem armas, o precursor do atual Muaythai. Assim eles podiam exercitar-se e treinar mesmo em tempos de paz e sem o risco de ferir-se.

Até por volta de 1920 os lutadores não usavam luvas e nem qualquer outro tipo de proteção. Os lutadores simplesmente usavam tiras de algodão, tiras de cânhamo ou de crina de cavalo enroladas nas mãos. Alguns antigos treinadores falam que em algumas lutas antigas, os lutadores faziam uso de cola e vidro moído nas ataduras. Mas, isso não é totalmente confirmado pela maioria dos historiadores. Algumas vezes também eram utilizadas cascas de cocos como protetor genital. As lutas não eram divididas por pesos e também não existiam intervalos durante as lutas, os lutadores lutavam até que um dos lutadores fosse nocauteado, sofresse uma grave lesão ou até a morte de um deles.

Após 1920, algumas regras de boxe inglês foram adaptadas para o Muaythai devido ao alto grau de lesões que estavam ocorrendo entre os lutadores. Dentre elas as divisões por peso, o uso de luvas, a inclusão dos rounds e também a inclusão do árbitro central juntamente com os juízes laterais.

Fonte:

Acerco Thai (acervothai.com)

Info Escola (infoescola.com)

Confederação Brasileira de Muaythai Tradicional (cbmtt.org)

Fotos Recentes

Vídeos Recentes


Receba novidades