Parapente

Parapente

REGRAS

O parapente é uma modalidade de voo livre, que é todo o voo impulsionado por agentes naturais, ou seja, pela força da gravidade. Assim como na asa delta, o parapente também tem início numa encosta ou falésia, assegurando a sustentação assim que se ganha velocidade, após se ter descolado com uma rápida corrida no solo.

Comumente confunde-se o parapente com um paraquedas, mas enquanto quem salta de paraquedas o faz a partir de um avião, quem voa de parapente sobe até o topo de uma montanha, abre o equipamento, corre e decola de uma maneira muito parecida com a asa delta. O parapente é totalmente dirigível, permitindo ao piloto decidir aonde quer ir permanecendo por horas voando, plainando no céu como um pássaro.

As modalidades de parapente são de acrobacia onde são avaliadas manobras dos competidores e cross country, cujo objetivo é atingir a maior distância em menor tempo ao final do voo.

HISTÓRIA

Nos anos 60, o americano David Barish que trabalhava como consultor em aerodinâmica para a NASA, desenvolve um paraquedas com melhor performance em termos de planeio. Apesar de ter conhecimento sobre a invenção de Rogallo, que patenteou uma asa flexível sendo o equipamento precursor da asa delta e do parapente, Barish começou seu trabalho de forma diferente porque não tinha interesse em usar estruturas rígidas em seu paraquedas. David, movido por sua própria curiosidade e interesse, leva seu equipamento para o alto da montanha Hunter em Nova Iorque e decola em 1965. Ele realiza diversos voos desta montanha e de outras. Nasce assim o esporte que na época era chamado de “slope soaring”.

O canadense Domina Jalbert, em 1964, registra a patente de um paraquedas cujo velame é composto por células feitas com uma superfície dupla (intradorso e extradorso) para gerar o efeito de asa. Na França alguns paraquedistas decidem decolar de montanhas com seus paraquedas, sob a influência das descobertas de Barish e Jalbert, tinham desenho moderno com formato retangular e superfície dupla. No dia 5 de maio de 1979, é fundado o primeiro clube de parapente: “Les Choucas”, que está em atividade até hoje, e em 1988, o clube anteriormente afiliado à Federação Francesa de Paraquedismo, afiliou-se à Federação Francesa de Voo Livre.

O 1° Campeonato Brasileiro de Parapente foi realizado em 1989 na rampa da Serra do Vulcão, em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e teve como campeão o piloto Bruno Menescal. Em 1991, o Brasil recebeu um Campeonato Mundial de asa delta pela primeira vez. A cidade de Governador Valadares em Minas Gerais foi palco da conquista do campeão Suchanek Tomas da Tchecoeslováquia, seguido pelos brasileiros Pepê, que conquistou o segundo lugar, e Coelho Paulo, que ficou em terceiro. Em 1999, nossa equipe de asa delta sobe novamente ao lugar mais alto do pódium mundial, agora conquistando o título de Campeão Mundial por equipes na Itália, quando os brasileiros André Wolf e Pedro Matos conquistaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Fonte:

Asa Delta Brasil (asadeltabrasil.com.br)

Confederação Brasileira de Voo Livre (abvl.net)

Associação Brasileira de Parapente (abp.esp.br)

Fotos Recentes

Vídeos Recentes


Receba novidades