Freestyle/ Queda Livre

Freestyle/ Queda Livre

O ESPORTE

Paraquedismo é um esporte radical no qual o indivíduo salta de um pequeno avião em queda livre, caindo com uma velocidade entre 200 km/h e 400 km/h e em determinado momento abre um paraquedas que diminui a velocidade, possibilitando aterrissagem.

Os equipamentos necessários para a prática do paraquedismo são: o paraquedas, altímetro (indica a altura que a pessoa está em relação ao solo) capacete, macacão e óculos.

Freestyle é uma modalidade do paraquedismo que nasceu da evolução das técnicas do voo livre aliada à criatividade e habilidade dos atletas. O voo é realizado por dois integrantes, sendo um deles o freeflyer, que realiza movimentos que acrobáticos semelhantes à ginástica olímpica e saltos ornamentais, e o cameraman, responsável pela filmagem.

O paraquedista deve equilibrar-se e ter controle nas mais variadas posições. O cameraman é de igual importância, pois não está presente apenas para registrar a filmagem, mas também para interagir com o atleta na sequência de manobras que também é julgado pela qualidade artística da filmagem.

HISTÓRIA 

A primeira competição internacional de paraquedismo freestyle foi realizada em 1990 e desde então a modalidade não parou de crescer. Até 1995 e sob a direção da Federação Mundial de Freestyle, esta modalidade expandiu para em mais de 24 países diferentes. No ano seguinte, em 1996, a Federação Aeronáutica Internacional (FAI), reconheceu o paraquedismo freestyle como modalidade oficial. A partir daqui sucederam-se as participações na Taça do Mundo de Paraquedismo (1996) e no Campeonato Mundial de Paraquedismo (1997), onde a vertente técnica e artística foi mais bastante apreciada.

Trata-se de uma atividade radical que provoca sensações únicas de poder e adrenalina, onde um paraquedista está constantemente a ser colocado à prova. A evolução é tão evidente que o paraquedismo atingiu um nível de segurança máxima, o que possibilita que qualquer pessoa, desde que tenha um bom estado de saúde, o possa praticar. Se for uma daquelas pessoas que tem um enorme espírito aventureiro e uma fantasia sem limites, seja arrojado e descubra as sensações que o paraquedismo freestyle tem para oferecer.

Fonte:

Wikipedia (wikipedia.org)

Vertigens (vertigens.com)

Paraquedismo Queda Livre (paraquedismoquedalivre.com.br)

Fotos Recentes

Vídeos Recentes


Receba novidades