Salto em distância, triplo, altura e com vara

Salto em distância, triplo, altura e com vara

REGRAS

SALTO EM DISTÂNCIA

O salto em distância é realizado por um atleta de cada vez, alternando entre eles. A segunda tentativa só pode ser feita depois que todos os atletas fizerem o primeiro salto. Se pisar além da faixa que delimita a área de impulso, seu salto é invalidado.

A aterrissagem deve ser feita dentro da caixa de areia, na maior distância possível da faixa delimitadora para que seja considerado um salto bom e válido. Após aterrissar, o atleta deve sair sempre para frente, nunca para trás. Caso ele caminhe sobre a caixa de areia, seu resultado será anulado.

SALTO TRIPLO

No salto triplo o atleta deve pisar antes da faixa delimitadora que está localizada 11 metros da caixa de areia, para que o atleta tenha que dar mais duas passadas após o impulso realizado antes da faixa. O pé que o atleta utilizar para dar o primeiro impulso é o mesmo pé que ele deve utilizar para dar o último impulso antes da caixa de areia.

Durante este processo, se o atleta tocar o solo com o pé “inativo” ou se pisar além da faixa que delimita a área de impulso, seu salto é invalidado. Ressaltando que a aterrissagem deve ser feita dentro da caixa de areia. Nas eliminatórias, cada atleta pode saltar três vezes e os doze melhores avançam para a final.

SALTO EM ALTURA

Esta modalidade é realizada com o auxílio de uma vara feita de fibra de vidro para impulsionar o atleta para cima a fim de superar o sarrafo (barra transversal que deve ser ultrapassada). É determinada uma altura inicial e a cada rodada o sarrafo é colocado no mínimo 3 cm mais alto. O atleta tem três chances de passar por cada altura e o resultado final será o melhor de suas 3 tentativas.

SALTO COM VARA

A diferença em relação ao salto em altura é o apoio da vara flexível que mede de 4 a 5 cm. Também é determinada uma altura inicial mas nesse caso o sarrafo é colocado no mínimo 5 cm mais alto. O atleta tem três chances de passar por cada altura e o resultado final será o melhor de suas 3 tentativas.

Antes do obstáculo há uma caixa de apoio, feita em metal ou madeira para que a vara não escorregue. As regras são basicamente as mesmas do salto em altura.

Fonte:

Rio 2016 (rio2016.com)

Brasil 2016 (brasil2016.gov.br)

Comitê Olímpico Brasileiro (cob.org.br)

Confederação Brasileira de Atletismo (cbat.org.br)

Fotos Recentes

Vídeos Recentes


Receba novidades